FSHST- Forum Segurança e Higiene e Saude no Trabalho

Forum de Partilha, Convivio e Entreajuda sobre SHST

InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Total de Visitas
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Top dos mais postadores
vantunes

jose almeida

Cristina Custodia

Gil

figueira

Antónia

Borges

martins

Courtland

AMarta

Palavras chave
fichas normas relatorio shst legislação riscos trabalho higiene risco Como media imagens vida Avaliação segurança videos modelo organização linha plano fotos trabalhos para

Compartilhe | 

Relatório anual SHT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
JMartins
Convidado

MensagemAssunto: Relatório anual SHT   Qui 2 Abr 2009 - 19:32

Boa tarde,
gostaria de saber se alguém me poderia esclarecer umas dúvidas, sou novata nestas andanças de SHT. Tenho CAP V e vou começar a fazer a segurança e higiene no trabalho, mas apercebi-me que muita gente não tinha estes serviços organizados (por desconhecimento) até aqui e com as cartas que estão a ser enviadas da GEP por causa dos relatórios as pessoas estão a aperceber-se do que é necessário. A minha questão é esta, não sendo possível preencher o relatório de SHT do ano anterior, porque não existiam serviços de seg organizados nessa altura, o que acontece? Paga-se alguma multa? Como é que se processa?
Obrigada
vantunes
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 323

MensagemAssunto: Re: Relatório anual SHT   Qui 2 Abr 2009 - 23:12

Oi JMartins
bem vinda ao nosso forum
Qt a questão do retatório
como sabe é obrigatório o seu envio ao ACT, é um dever legal

Em caso de visita pelos inspectores, sera feita um relatório com o qual serão identificados os diversos problemas.

Em função da sua gravidade, esses sim poderão originar uma multa.

Se faltar so o relatório (o que duvido) nao creio que os inspectores poderão multar.

Essa é apenas uma opiniao baseada em bom senso

Ver perfil do usuário http://fshst.forumeiros.com
JMartins
Convidado

MensagemAssunto: Relatório anual SHT   Sex 3 Abr 2009 - 17:25

Boa tarde,

obrigada pela resposta. Vou então tratar de pôr tudo de acordo para não haver problemas em caso de visita.

Obrigada
vantunes
Admin

Masculino

MensagemAssunto: Re: Relatório anual SHT   Sex 3 Abr 2009 - 18:11

aproveito para a convidar a se registar no forum

Madalena
Convidado

MensagemAssunto: Modelo 1940   Qua 15 Abr 2009 - 20:55

Olá...

Vi que existem dúvidas relativamente ao novo modelo 1940 - relatório de actividades de segurança, higiene e saúde do trabalho...

Pela minha experiência, e contando com ajuda do ACT, todo e qualquer estabelecimento, mesmo que só tenha 1 trabalhador terá de preencher o modelo 1940 (de 1 a 30 de abril)..
Mesmo que este estabelecimento não tenha qualquer tipo de organização de serviços de SHT. Todos receberão a tal carta do ACT/GEP e terão de o enviar, preenchido ao ACT (via informática).

O facto de um inspector ir a um estabelecimento e este não ter o comprovativo de como preencheu o relatório, é considerado contra-ordenação grave, e as coimas são em função do dinheiro que a empresa/estabelecimento tem.

Atenção a isto..

E digo mais, se um inspector do ACT verifica que não foram feitos os exames médicos aos trabalhadores, vai uma coima de 500€ por cada exame em falta.

Esta é uma boa oportunidade de fazerem contratos com empresas de serviços externos..
Eu recomendo uma empresa, a MM Consultadoria. Tem bons preços e os serviços são bons também.
deixo aqui o email para quem precisar: geral@mmconsultadoria.com

Afinal, custa bem menos pagar, cerca de 50-60 euros por trabalhador da parte de SHT e 30 euros por trabalhador da medicina, ao invés das enormes e chorudas multas...

Smile
vantunes
Admin

Masculino

MensagemAssunto: Re: Relatório anual SHT   Qua 15 Abr 2009 - 22:24

Madalena
obrigado pelo esclarecimento
aproveito para a convidar a se registar no forum tambem

Paulo Di
Convidado

MensagemAssunto: Objectivo de promoção   Ter 5 Maio 2009 - 22:13

Tive igualmente conhecimento da correspondência enviada para a morada da sede dos agentes económicos alertando para a questão do relatório de SHST, relatório este recentemente alterado por portaria própria.

Reconheçe-se o papel de promoção da SHST por parte da ACT, não vislumbrando esta acção como apenas punitiva e no caso de ausência de envio de notificação obrigatória, como é sabido, as contra ordenações em matéria de SHST caem todas em tribunal.

Por último e tendo em conta que a própria ACT ainda não tem os serviços de SHST determinados por lei, e sendo o relatório enviado para o GEP para efeitos de tratamento estatítico, estamos definitivamente perante um mudança de rumo em matérias de SHST por parte do orgão regulador. Promova-se antes de sancionar.

Cumps, Paulo Dinis
askit4mo
Convidado

MensagemAssunto: modelo 1940   Ter 26 Maio 2009 - 14:54

uma pequena correcção ao meu próprio comentário.

quem recebeu a notificação do ACt e não tinha serviços de SSHT em 2008, não precisa preencher o relatorio anual de SSHT, no entanto fica obrigado a adquirir os serviços, para que no anos seguinte preencha o relatorio anual de SSHT relativo a 2009. Aí sim, fica sujeito a coimas...

Bem, qualquer esclarecimento, no site do ACT está lá tudo Smile

continuacao a todos
Elsa
Convidado

MensagemAssunto: Re: Relatório anual SHT   Qua 27 Maio 2009 - 14:16

Bom dia

Mediante a resposta de ontem do askit4mo, gostaria que me esclarecessem se realmente não há coima por não entrega do relatório.
É que realmente não tendo havido exames médicos nem inspecção às instalações a nivel de higiene e segurança por parte de um técnico, não faz grande sentido estar a entregar um relatório em branco.

É claro que entretanto já arranjei técnico e médico para regularizar a situação para 2009.

Por favor confirmem.
Obrigada
Melhores cumprimentos
Elsa
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Relatório anual SHT   

Relatório anual SHT
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FSHST- Forum Segurança e Higiene e Saude no Trabalho :: Emprego :: Oferta-
Ir para: